/ Itaboraí / Grupo Espírita A Caminho da Luz

Tamanho da letra

Grupo Espírita A Caminho da Luz
Endereço:Rua José Carlos Soares, n º 2 Nancilândia - Itaboraí - RJ

Em 1985 um grupo de espíritas que frequentavam o Centro Espírita Francisco de Assis situado na Reta Velha, Venda das Pedras, resolveu fundar uma Casa Espírita no centro de Itaboraí.

O grupo era formado pelos Srs. Valmir de Paula Ferreira, Gerson Abreu, Benedito Moreira da Silva, Luiz Francisco Goulart da Costa, Luiz Mauro Mota de Melo, Jorge Silva, Paulo Roberto Simões e as senhoras Eudenes Fonseca Marins, Maria Cristina da Cruz Ferreira, Cordélia de Pinho Novis, Gilda Martins de Melo e Eloanda Novis da Costa.

As primeiras reuniões aconteceram nas residências do Sr. Valmir, Sr. Benedito e Sr. Luiz Mauro onde foram preparados os termos do Estatuto da Casa, anotadas as sugestões de nomes para a Instituição e aberto o Livro de Atas.

No dia 01 de outubro de 1988 às 17:30h sob a direção do Sr. Valmir de Paula Ferreira foi realizada a Assembleia de fundação do GECAL na residência da Srª Neusa Sá da Silva Sales quando foi escolhido o nome da instituição e aprovado o Estatuto do Centro.

Foram convidados para participarem da Assembleia de Fundação os Srs. Afonso Veiga de Almeida Campista, Hadir Morais Romoni da Silva, Pedro Ayres Maldonado - Diretor Doutrinário da FEERJ, e Sebastião Fernandes Cadilhe então Vice-Presidente da FEERJ.

A primeira Diretoria Executiva eleita por unanimidade e empossada naquela data foi constituída pelos confrades: Presidente - Benedito Moreira da Silva, Secretário - Sr.Luiz Francisco Goulart da Costa e Tesoureiro - Luiz Mauro Mota Melo.

O Conselho Fiscal foi formado pelos nomes: Eloanda Novis da Costa, Gilda Martins de Melo e Pedro Ayres Maldonado.

A primeira reunião de diretoria foi realizada no dia 30 de dezembro de 1988 às 12 horas no Centro Espírita Francisco de Assis na Reta Velha dando início às atividades do GECAL.

Por sugestão do irmão Afonso Veiga Campista o Sr. Francisco Nanci foi procurado com o propósito de ajudar na aquisição de um lote, já que estava iniciando o loteamento Nancilândia. O Sr.Francisco Nanci prometeu ajudar e cumpriu a promessa doando o terreno onde hoje está a sede do GECAL.

Por intermédio do irmão Gerson Abreu, a Loja Maçônica Amor e Concórdia II, situada no bairro Sossego, cedeu suas instalações para as reuniões do GECAL que aconteciam as 6ª feiras às 20 horas. A primeira palestra pública foi feita no dia 06 de janeiro de 1989 pelo confrade João Luiz Pessoa, então Presidente da FEERJ-Federação Espírita do Estado do Rio de Janeiro.

O GECAL usou o espaço da Loja Maçônica de 06 de janeiro de 1989 até 12 de abril de 1992, quando no dia 19 de abril do mesmo ano inaugurava sua Sede numa reunião pública com a presença de 74 pessoas.

Hoje o GECAL é presidido pelo Sr. Valmir de Paula Ferreira que o administra sob o conceito de colegiado.

Em sua Sede o GECAL disponibiliza instalações amplas e confortáveis para atender o público em geral. No térreo tem salão para reuniões públicas para 70 pessoas, sala para atendimento fraterno, sala para reuniões mediúnicas, sala para o passe, secretaria, biblioteca, SAPS e banheiros. No 2º andar tem um conjunto de salas para a evangelização, um salão para eventos com capacidade para 150 pessoas, banheiros e cozinha.

Ao GECAL foi outorgado o Título de Utilidade Pública municipal através da Lei nº 1764 de 10/7/2002.

Com uma grade de serviços bastante diversificada o GECAL cumpre os objetivos para os quais foi fundado, registrando a cada dia um número cada vez maior de interessados na Doutrina dos Espíritos.

Reuniões

Segunda Feira
20h - Reunião Mediúnica - Privada

Terça Feira
20h às 21:30h - Reunião Pública de Estudo Metódico da Doutrina

Quarta Feira
20h - Reunião Mediúnica - Privada

Quinta Feira
14:30h às 15:30h - Reunião Pública de Estudo Metódico da Doutrina
20h às 21:30h - Reunião Pública de Estudo Metódico da Doutrina

Sexta Feira
19:45h às 21:30h - Reunião Pública com Palestra e Passe

Sábado
9h - Evangelização Infantil e de Pais
9h às 18h - Atendimento do SAPS - Serviço de Assistência e Promoção Pessoal
14h - Atendimento Fraterno - Agendado
14:45h às 16h - Reunião Pública de Estudo Doutrinário - Tratamento Espiritual
17:30h às 19h - Reunião Mediúnica - Privada

Domingo
8:45h às 10:45h - Reunião Pública com Palestra e Passe
(Atendimento Fraterno - Agendado)
11h - Reunião da Mocidade Espírita                                                                                                                                                                                    Último Domingo do Mês - 11:15h - Reunião dos Tarefeiros.

Contato

Rua José Carlos Soares, nº 2

Nacilândia - CEP 24800-000 - Itaboraí - RJ

 Tel: (21) 3637-7080

 grupoespiritaacaminhodaluz@hotmail.com

.


Compartilhe


Comentários
Deixe seu comentário
Pesquise no site: