/ Itaboraí / Grupo Espírita Cosme e Damião

Tamanho da letra

Grupo Espírita Cosme e Damião
Endereço:Avenida 22 de Maio, nº 4011 Outeiro das Pedras - Itaboraí - RJ


O Grupo Espírita Cosme e Damião - GECED, com Sede na Avenida 22 de Maio, nº 4011, Outeiro das Pedras no município de Itaboraí, RJ, é o Centro pioneiro do movimento espírita em nossa região.

Sua fundação data de 25 de janeiro de 1952 e teve como idealizadora e realizadora a saudosa irmã Nair Ferreira de Carvalho Cruz, mais conhecida como Dona Nair Cruz.

Dona Nair Cruz recebeu a missão numa reunião mediúnica e, conscientemente, dedicou-se a cumpri-la. Com a ajuda do marido, Manoel Dias da Cruz e de amigos e simpatizantes do espiritismo comprou um terreno em Itaboraí e construiu um pequeno Grupo que seria a semente para o movimento espírita de Itaboraí e adjacências.

Em 20 de janeiro de 1966 o Grupo filia-se à FEERJ, e, o então Presidente, Sr. Floriano Moinho Peres em discurso naquela oportunidade ressalta a fidelidade de D. Nair à Doutrina e a importância do seu trabalho para o estudo, a divulgação e prática do espiritismo no município de Itaboraí.

O trabalho de D. Nair Cruz rompia as fronteiras do município, ela participava das caravanas promovidas pela FEERJ em diversos municípios do Estado do Rio ajudando semear o Espiritismo.

Dona Nair sabia que não bastava evangelizar, também era importante capacitar a pessoa para o trabalho digno para a subsistência honesta. Assim, criou cursos de alfabetização, de corte, costura e bordados e capacitou dezenas de jovens para o mercado de trabalho.

Mantinha no Grupo a distribuição de cestas básicas, instalou centro de atendimento médico e odontológico gratuitos, assistia a indigentes e internos no Hospital Municipal Leal Junior, montava enxovais para bebês de mães pobres, enfim, sua vida foi a materialização do Amai-vos uns aos outros.

Seu exemplo e trabalho proliferam. Hoje no município de Itaboraí temos 10 casas espíritas em atividade. A boa semente em terra fértil.

Com o desencarne de Dona Nair em 1972, assumiu a presidência do GECED o Sr. Waldir Ferreira que durante 29 anos dirigiu o Grupo, foi sucedido pela saudosa irmã Elza da Silva Ferreira Martins a quem o movimento espírita de Itaboraí reconhece o trabalho em favor da divulgação e unificação do espiritismo.

O GECED ? Grupo Espírita Cosme e Damião mantem a mesma dedicação e compromisso com os ideais do espiritismo que Dona Nair Cruz e seus sucessores tiveram ao longo desses 60 anos.

Hoje, sob a direção de nossa irmã Maria Célia Ferreira da Silva, as atividades do Centro continuam com os mesmos propósitos firmados nos ideais da Doutrina dos Espíritos. Trabalho e fidelidade.

Com uma programação diversificada oferece muitas oportunidades de estudo e prática dos ensinamentos da Doutrina.

Reuniões:

Domingo: 9h - Palestra e Passe

Segunda Feira: 19:30h às 21:00h - Estudo e prática da mediunidade

Quarta Feira: 20h - Palestra e Passe

Quinta Feira: 20h às 21:00h - Estudo metódico da Doutrina

Sábado: 18h30 - Reunião da Mocidade Espírita

(Todo 2º sábado do mês é realizado um Bazar, das 9h as 14h, aberto ao público)

Atendimento fraterno: Agendamento na Secretaria.

O Grupo tem um quadro social que contribui com mensalidade para ajudar na manutenção do Casa, e, promove eventos para reforçar o caixa da instituição.

Contato:

Avenida 22 de Maio, nº 4011, Outeiro das Pedras, Itaboraí, RJ

Telefone: (21) 9225 2353

e-mail: ceced@yahoo.com.br

.


Compartilhe


Comentários
Deixe seu comentário
Pesquise no site: