/ Artigos / "A chave do progresso"

Tamanho da letra

03/05/2015 às 00:00
"A chave do progresso"
Juliana Fernandes - Grupo Espírita Luz no Lar

Segundo Allan Kardec, "a educação, se bem compreendida, é a chave do progresso moral"[1], tal frase nos remete a pensar sobre: como estamos direcionando a educação? Digo da educação em sentido real da palavra, pois educação significa transmitir valores, costumes e hábitos por gerações.

Nós espíritos que já vivemos diversas vidas, sabemos que trazemos em nosso íntimo uma bagagem educativa, e a cada nova vida angariamos mais conhecimentos. Com esse entendimento, como estamos contribuindo para o progresso moral como Kardec menciona?

Para René Hubert, teórico da área da pedagogia, a educação é um conjunto de ações e influências exercidas voluntariamente por um ser humano em outro, normalmente de um adulto em um jovem ou em uma criança.

Já parou para pensar em como influencia seu filho, seu sobrinho, seu vizinho, seu amigo, seus pais, seus irmãos, enfim, qualquer um que esteja a sua volta? Pois não é educador, somente aquele que está em sala de aula com seus alunos. Somos alunos e professores a todo instante e contribuímos sim para o progresso moral da humanidade.

Atualmente são muitas as dificuldades enfrentadas pela educação: escândalos de corrupção envolvendo o governo; a profissão denominada PROFESSOR sendo nitidamente desvalorizada, sucateada, trazendo a tona os sentimentos de desmotivação, angustia e muitas vezes de descontrole seguida de agressões e abandono desse cargo essencial em nossas vidas.

Isso se dá em sua maioria pela população atribuir a responsabilidade da educação para os estabelecimentos de ensino, esquecendo que somos todos educadores em tempo integral e em qualquer lugar que estivermos. Pois a forma como agimos influencia a vida de alguém.

Sendo assim, sejamos uma boa influência. Policiemos nossas ações, nos esforcemos sempre para oferecer o melhor de nós, pois estamos em um mundo de provas e expiações e as mazelas caminham ao nosso lado.

Já temos a palavra principal da aula: Amor. E a cartilha: O Evangelho, transmitida para nós pelo maior educador de todos os tempos: JESUS CRISTO.

Educadores, não esperem mais, não sejamos detentores do conhecimento e sim militantes colaboradores do progresso moral. 

 

[1] O Livro dos Espíritos, item 917, Capítulo XII, Parte 3ª, Da Perfeição Moral.



Compartilhe


Comentários
Deixe seu comentário
Pesquise no site: