/ Artigos / Ter um amigo é o maior tesouro

Tamanho da letra

05/03/2017 às 00:00
Ter um amigo é o maior tesouro
Wagner Cardozo - Grupo Espírita Maria de Nazaré

O mundo passa por momento difícil, as pessoas estão desorientadas e mergulhadas em angustias e depressões, os valores morais foram esquecidos, o respeito à vida foi menosprezado e o adultério se tornou em uma prática comum. Está difícil acreditar nas pessoas e com isso as amizades verdadeiras estão cada vez tão raras.

No antigo testamento bíblico encontramos o ensinamento "Quem encontrou um amigo possui um tesouro".

E o próprio Jesus afirmou "Já não vos chamo de servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Tenho vos chamado amigos, porque tudo quanto aprendi do meu Pai, Vos tenho revelado", João 15:15.

Grande ensinamento, Jesus nos diz que devemos ser sinceros e abertos, de não mentirmos, agirmos e falarmos com honestidade para com aqueles que nos sintonizamos no amor fraterno. Com esta atitude vamos atraindo para nossos corações todas as almas que necessitamos conquistar ou reconquistar, na figura de um irmão que no passado próximo ou remoto magoamos, estes são os que mais empenho e trabalho devemos dedicar para o reajuste.

Estamos em um planeta de expiações e provas, as pessoas com quem vivemos e convivemos são oportunidades abençoadas de perdão e serviço no bem.

Dona Ivone do Amaral Pereira, médium brasileira, que nos trouxe diversas obras, vem dizer que os Espíritos amigos que a auxiliaram em seu trabalho, foram Espíritos que um dia foram seus adversários, magoados pelos atos impensados que ela havia cometido, os chamados obsessores.

E foi a atitude sincera e amorosa embelezada pelo perdão que Dona Ivone ampliou sua família espiritual.

Mas, uma reflexão me vem à cabeça: tenho que ser um bom amigo, tenho que ser sincero, honesto e amoroso para com os outros, mais será que eu sou assim para comigo mesmo?

Em nossas reflexões diárias, conforme nos ensinou Santo Agostinho, em "O Livro dos Espíritos" na questão 919-a, temos que ser o melhor amigo de nós mesmos, devemos nos amar plenamente, não um amor orgulhoso e egoísta de acharmo-nos melhores do que os outros, mais de sermos humildes e de nos reconhecer filhos de Deus, irmãos de todos e com todas as capacidades de conquistarmos uma vida plena, cheia de trabalho no bem, fazendo nossa transformação moral.

Após este trabalho de conseguirmos "Amarmos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos", Marcos 12:30-31,  vamos ser o melhor amigo que uma pessoa possa ter.

Ter um amigo é ter um tesouro na Terra e no Céu, porque mesmo com o advento do desencarne, as afeições não são destruídas. Os Espíritos afins se procuram e desejam estar com seus amigos e com isso progredirem juntos, e quando a reencarnação se faz necessária, estes podem vir juntos, e com o mesmo propósito de trabalhar no progresso espiritual de ambos.

Logo que, aqui na Terra, se encontram e seus olhares se cruzam, os corações aceleram e por se identificarem a presença deste se torna necessária em suas vidas.

Que em nossas orações possamos pedir a Deus que nos ajude a ser o melhor amigo, o irmão de hoje, e para os irmãos que não nos compreendem e que amanhã se tornarão nossos melhores amigos.



Compartilhe


Comentários
Deixe seu comentário
Pesquise no site: